terça-feira, 13 de novembro de 2012

Materiais - Tecidos

É difícil achar o tecido que te agrade, que tenha o mesmo caimento do personagem e ainda temos que adivinhar a textura =X

Então vim dar dicas de materiais do tipo tecido, pra agilizar a pesquisa no nosso centro querido de Teresina. (the winter is comming.)

Tricoline (Tricolina): tecido de construção de tela com a leveza e a resistência do algodão penteado mercerizado, podendo ser liso, estampado ou xadrez, de peso ligeiramente maior do que a cambraia, atende a um mercado cada vez mais sofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria. Muito usado pelas lolitas, porque ao passar o ferro, fica lisinho.


Malha: Chama-se malha de trama a todo o tecido produzido por processos de fabricação nos quais pelo menos um fio de trama é transformado em malha.
O tecido de malha é ainda elástico porque as laçadas podem escorregar umas sobre as outras, quando sob tensão e retornar a posição inicial quando se cessa a solicitação.
Outra propriedade das malhas é a porosidade, o que proporciona um conforto fisiológico notável.
(eu já usei a malha PV e é muito quente.Cosplay Korra.)


Brim: tecido forte com desenho em sarja, de algodão. Ele se assemelha ao coutil, jeans, denim. Atualmente é muito utilizado além de confecção (calças, bermudas, uniformes, etc.), para decoração, toalhas de mesa, guardanapos, fundo de palco, etc. (Bem pesado, serve para capas, fazer botas.)



Cambraia ("Batiste"): tecido de algodão ou linho leve, com desenho tafetá, para camisas e blusas finas, semelhante ao Batiste. Nome originado da cidade de Cambraia, França. A cambraia de lã é um tecido mais pesado em ligamento sarja com fios de cores contrastantes no urdume e na trama, usado para ternos. 



Cotton: palavra em inglês que define algodão, bem como fio, fibra ou tecido de algodão. (Aqui é denominado Cotton o tecido usado para produção de roupas para usar em academia.)


Cetim ("Satin"): tecido de aspecto brilhante, absolutamente liso, obtido a partir de flutuações dos fios de urdume. O Cetim pode ser de qualquer matéria-prima, com densidade elevada de fios no urdume. O toque é em geral fluido e macio, e o aspecto brilhante. Todos os cetins podem ser brilhantes, semi-opacos ou opacos, conforme a matéria (acetato, viscose, poliéster, etc.), a torção ou o tratamento do acabamento (como na seda). (cuidado ao comprar cetim, brilho demais não né, procure pelo opaco.)


Chiffon: origina-se na palavra francesa que significa trapo. Trata-se de tecido muito fino e transparente de seda ou de fibras químicas (normalmente poliéster ou poliamida), com fios com grande torção e resistentes. É um tecido aberto, o que lhe dá transparência. Utilizam-se fios retorcidos, usualmente dispostos de forma alternada , um fio com torção no sentido S e outro em sentido Z, tanto no urdume quanto na trama.

A palavra Chiffon utilizada em conexão com o nome de outros tecidos denota leveza em peso, por exemplo: crepe chiffon, tafetá chiffon, veludo chiffon, etc. (é transparente hein, use forro.)


Chita ,Chitão ou Reps Estampado: tecido simples de algodão ou misto estampado em cores. (tecido usado em roupas de festa junina.)


Elastano (Poliuretano): fibra química polimérica e sintética, obtida a partir do etano, que tem o grupo característico -NHCO2- na cadeia do polímero, também conhecido como "lycra", as fibras elastoméricas exercem um papel complementar em relação às demais fibras têxteis (naturais ou químicas). Sua função específica é conferir elasticidade aos tecidos convencionais (de malha ou planos) o que permite confeccionar peças de vestuário que aderem ao corpo, acompanhando-lhe as formas sem tolher os movimentos. Essa característica as torna particularmente apropriadas à confecção de roupas de praia, roupas femininas e esportivas, roupas íntimas, meias e artigos para aplicações médicas e estéticas. As fibras elastoméricas possuem grande elasticidade (podem atingir até 5 vezes seu tamanho normal sem se romperem), resistência à abrasão e à deterioração pela ação de detergentes, loções, transpiração e diversos produtos químicos. Sua utilização se faz sempre em combinação com outras fibras convencionais em proporções que variam entre 5 e 20%.

Resumindo é uma "liga" combinada com outros tecidos. Ao buscar por imagens vi ele sendo usado para produzir, cuecas, maiôs, tule, até jeans!

Helanca: tecido elástico para calças e bermudas, produzido com fio de poliamida texturizado por falsa torção geralmente colocado na trama (a helanca geralmente tem elasticidade no sentido lateral). (estica fácil como amassa fácil, muito usada em roupas de dança, banho e fantasias de aluguel.)


Espero já ter dado uma ajuda, então como é muito tecido, outro dia volto a falar disso. o/~

2 comentários:

  1. Faltou oxford, eu gosto muito de usar. :<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha é faltou mesmo, na verdade estou devendo outras partes deste post!

      Excluir

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!