segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Problemas comuns de concursos de cosplay

Não sei como ocorre em outras cidades mas aqui em Terehell (calor hoje, depois de 2 dias de garoa)...

Concurso de cosplay entra: cosplay, lolita, hentai, pessoas com roupas "maneiras", etc.

Alguns até tentam fazer inscrição antecipada, com medo de não dar cosplay no dia, culpa deles mesmos e suas premiações baixas de 150/100 reais primeiro lugar, 2 e 3 que se foda e fique feliz com um brinde.

O pior é quando tem inscrição antecipada, você vai e se inscreve, chega no dia descobre que uns 2 ou 3 entraram de ultima hora por que o organizador ficou com peninha: ja tava ali, bunitinho, tirou foto, a galera curte...

Ai, aparece Lolita, se fossem pelo menos versões lolitas de algum personagem até que dava, mas nem isso é, geralmente são projetos de lolita punk que concorrem com que fez cosplay ¬¬, se você querem que as lolitas subam no palco, aposto que elas preferem uma categoria só delas, com um premio especifico.

Parem de premiar somente 1º lugar, 2º e 3º também merecem, se não tem caixa não faça o concurso ¬¬ porque gastar 100/150 reais num cosplay, dos mais simples e ganhar 100+brindes é horrível, pior pra quem gasta 600 reais e ganhar 200.

Geralmente quem ganha é dupla (que não tem categoria separada, aqui é tudo junto e misturado), ou alguém que subiu no palco e levou uns 30 staffs pra bater, a platéia grita por que todos amam violencia, os organizadores dão 1º lugar pro que bater mais, quase nunca é pro cosplay mais elaborado e com melhor apresentação.

Aqui não tem "e" é "ou", ou é bonita, ou é violento, ou é famoso, ou a roupa é muito dificil, ou dançou no palco com um grupo de 6 pessoas fazendo caramelldansen ¬¬ pfvr

Quando finalmente temos um evento com um premio, os juizes levam em conta os mesmos critérios e a pessoa que fez um cosplay muito complicado e acabou já usando em outro evento fraco, chega lá e ouve o seguinte: - Ah, seu cosplay é repetido, não me impressionou!

Não é pra impressionar mesmo não, uma vez que o cosplayer sai no prejuízo com o seu cosplay, os eventos querem bastante gente de cosplay e não querem atrair, gastar com isso. Eles cobram entrada normal igual dos outros participantes do evento, e alguns ainda cobram inscrição! 1º que cosplay é atração para o evento, quanto mais tiver melhor pros organizadores, então incentivem! Entrada mais barata, premiações melhores, e seu evento vai lotar de cosplayer!

4 comentários:

  1. Na verdade acho que a tal premiação de 150 reais não é ruim, apesar de não ser nem metade do valor médio que se gasta com uma fantasia, mas vc tem que ver tbm que o cenário "otaku" de Teresina ainda se resume a um pequeno nicho, e que os eventos de anime que estão aparecendo atualmente são verdadeiros mercenários: a mesma coisa, mesmo local, mesma falta de estrutura, mesmos problemas, e a unica coisa grande que existe é a ganância de alguns organizadores que só pensam em ganhar dinheiro em cima dos otários digo otakus teresinenses.

    ResponderExcluir
  2. 2 coisas que vc esqueceu na sua matéria: primeiro que vc não dá nenhuma sugestão sobre como os concursos daqui podem melhorar, vc apenas faz uma crítica sobre uma coisa com um ponto de vista individual e não coloca nenhuma alternativa, ou algo para poder comparar.

    Segundo que vc esqueceu de mencionar que os eventos NÃO TEM CAIXA pra fazer concurso NENHUM, muitas vezes os COSPLAYS de organizadores só fazem evento pra poder ganhar dinheiro ou fama, o que não tá dando certo pra nem um nem outro (a não ser que vc se chame Barroso), não há planejamento de nada, um exemplo disso foi o ultimo Anime Soul, que deu muito mais gente que o ultimo, sendo que na edição de dezembro de 2011 teve muito mais atrações e no dobro de tempo que na edição de agosto, que além de não ter nada do rotineiro foi cercado de polêmicas.

    ResponderExcluir
  3. A minha intenção não é apontar soluções mesmo não. Isso ai tem que partir deles, como você disse, se eles não querem passar a ideia de serem mercenários, vejam os problemas apontados e solucionem de uma maneira criativa.
    Se fosse para eu dizer como resolver eu faria parte da organização.
    Da próxima não cita os nomes dos eventos, pra não sobrar pra mim XD
    E não preciso mostrar nada para comparar, e só você ver qualquer evento de fora de teresina, e como eu digo na descrição do blog, Teresina é uma cidade sem estrutura e isso é um problema geral, não só para os eventos, prejudica a todos nós.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!