terça-feira, 18 de junho de 2013

Identificar o tecido do cosplay!

As vezes a gente erra, feio ou pouco, na escolha do tecido. Pode ser na cor ou no material mesmo, então vou dar umas dicas pra vocês sobre como eu identifico os tecidos.

Quando o personagem usa uniforme tipo farda militar ou algo do gênero, basta você lembrar do tecido da policia também, aquele grosso e durinho o Rip Stop, mas as vezes é difícil achá-lo e também é muito quente. Se você se importa com o calor procure um alternativo, que poderiam ser o jeans e o brim. Brim ficaria como opcional numero um já que é difícil de achar o jeans numa cor sólida, mais comum manchado ou azul.

O brim


Mas meu personagem usa uniforme escolar, qual melhor tecido pra ter pregas na saia bem bonitinhas? E aquela gola durinha do uniforme masculino? Bem pra gola basta você procurar pela entretela.

A entretela

É aquele tecido durinho que parece uma tela mesmo, que se  costura e passa a ferro em outro tecido para deixar aquela parte mais dura, geralmente usado para fazer apliques de tecido e golas de camisa social.


Pra saia de prega, primeiro você tem que ter uma boa costureira xD sério mesmo, tem costureira que faz saia de prega parecendo as prega dela! rs Mas o tecido pode ser um mais grossinho pra ficar pesado e evitar pagar calcinha, ou um com mais movimento, as vezes nesse é necessário que a saia tenha uma barra para deixar bem marcada as pregas. Aí pode optar pelo brim, pelo oxford ou algodão. O principal é a costureira mesma.

E sobretudos? Casacos ou jaquetas? Aí você tem que aprender a observar o caimento. O que é caimento? É a aparência geral do tecido, ou roupa no corpo. Vejamos aqui, com exemplos fica mais fácil.


Aqui nesse personagem, que é tipo um detetive, como aparenta ser o seu casaco? Parece ser resistente, que não amassa fácil e bem quente também. Diria ainda que é bem grossinho. Arriscaria que esse casaco pudesse ser feito para um cosplay em gabardine. Mas em terehell se você não quiser fritar, vai de brim! Santo brim!

Mas veja também que é um tecido sem brilho nenhum! Ou seja, nada de oxford!


Agora o da capa da mocinha ai é bem leve, pra ficar bem esvoaçante, eu indicaria o Chiffon liso, embora seja um pouco transparente, mas isso se resolve com duas camadas do tecido.

Por enquanto é isso, vou rebuscando dicas e passar o máximo para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!