segunda-feira, 3 de junho de 2013

Mais um diálogo sobre Cosplay em Teresina.

Quando pensamos que estamos progredindo, sequer saímos do  lugar. Não adianta os cosplayers acharem ruim os atuais concursos, premiações ou regras se não falarem. Cada concurso acontece algo diferente, os cosplays são as atrações mais esperadas de qualquer evento, sempre  é o ponto alto, as apresentações, desfiles, ou só pra tirar foto.

Os concursos ao meu ver estão incompletos, enquanto alguns têm ótimas regras e as segue rigorosamente, outros tem boas premiações e não tem as regras, alguns nem isso. Vamos ponderar, pensemos num personagem super fácil, que nem leve peruca e lente, o Luffy.

Eu não gosto de One Piece, mas ele com certeza é o cosplay mais comum e fácil de se ver por aí, tanto masculino quanto feminino.

Vamos ás contas, chapéu de palha, comum em Teresina, uns 5,00 reais?! Tecido para camisa e chapéu, deve ser algodão comum, uns 7,00 reais o metro? Uns 2 metros ou 2,5 seriam necessários. Botões, 5,00 reais.
Calção jeans, 10,00 reais nos camelôs, pelúcia para o short, 7,00 reais o metro. Chinelo de palha, tranquilo de achar em Teresina, 15,00 reais. Hidrocor ou lápis de olho pra cicatriz, 3,00-5,00 reais. 

Daria: 73,00 reais. Mas, nem todo mundo sabe costurar (tipo eu.) Daí você procura uma costureira pra fazer só a camisa e pra pregar a pelúcia no short. É no minimo 30,00 reais a camisa talvez ela te dê um desconto ou sua mãe pregue a pelúcia. Ficaria: 103,00 reais, o cosplay mais simples de todos.

Aí você quer que fique perfeito, compra peruca, mais 60,00 reais FORA O FRETE, no fim ficaria: 163,00 reais.

Aqui vimos apenas gasto com o material, e as andanças pelo centro? frete? vale? etc... Ai você ainda vai fazer uma apresentação, talvez sincronize um áudio e vídeo, mas se não ficar bom, se não for apenas por diversão, se não tiver uma luta, ou mulher pelada, você não ganha o primeiro lugar, certo?

Aí você pensa, quanto que o cosplayer ganhador teve de gasto? Pra ganhar 100, 200 ou 300 reais? Quanto que essa pessoa não passa de tempo se preparando pra chegar no concurso e não seguirem as regras?

A gente faz porque gosta, é viciante, e é divertido, mas se não melhorarem, cada vez menos cosplays irão aparecer no eventos. Pelo menos no quesito respeito o publico Terehellsense tem melhorado demais, do lado de fora do auditório, dentro no escuro, todo gato é pardo, aproveitam pra exibir suas opiniões de uma maneira não convencional.

E você cosplayer, frequentador de evento, o que acha?


Quanto você acha que gastaria um cosplayer de Erza? Falo porque perguntei a que teve em Teresina, ganhou 50,00 reais no primeiro lugar, gastou 500,00 no cosplay.

Organizadores de eventos, gostaria que todos lessem.


3 comentários:

  1. Edimar Filho6/03/2013 2:24 PM

    Como colaborador e ex organizador de eventos, devo admitir q o cenário não é nada estimulante pros cosplayers. Mas tbm observo que não há nenhum planejamento ou estudo de caso entre os organizadores atuais quanto a premiações dos concursos. Um evento "grande" prefere dar um video-game de 600 reais a dar esse valor ao cosplayer, que na minha opinião seria um premio muito melhor e talvez gerasse até uma maior procura pelo concurso.

    Mas é o que sempre digo e o q reina nos eventos atuais: pouco gasto, muito lucro, os mesmos problemas, organização nem aí e o grande alvo, o público, feliz :D

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, fazer cosplay pra ficar rico é perda de tempo, mas o esforço de ser a atração principal de um evento tem que ser recompensada a altura. Miseros 200R$ não da nem pra comprar metade de um cosplay. O resto que eu poderia dizer tu já sabe e eu tô meio que cansado de falar. e.e

    ResponderExcluir
  3. Só digo que deveriam melhorar os cosplays e como disse e repeti,melhorar os bastidores que por serem quentes estragam o cosplay antes de nós ( cosplayers ) nos apresentarmos e é por isso que fica um monte de gente querendo sair dos bastidores e ficar um monte de gente entulhada lá nas laterais ^^. Prêmios melhores por favor e respondendo a pergunta deve sair na faixa de 500 reais no minimo um coss de Erza de armadura, porque é muuuito material pra fazer e sem contar que tem que ficar honrando o personagem !
    Beijinho Hannah

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!