terça-feira, 19 de março de 2013

Um papo sobre tintas.

Bem primeiramente há tintas para o cosplayer e para o cosplay! Então vamos separar.

Tinta para o cabelo, tem a famosa Exotic, já falei sobre ela aqui, basicamente você descolore o cabelo até a cor base para receber o tom da tintura. Ou seja, quanto mais clara a cor que deseja usar, mais terá que descolorir, a tinta não estraga o cabelo pois não tem amônia o que estraga é a descoloração, gaste bem na hidratação antes de descolorir. (prefiro comprar uma peruca.)

Tinta para pele, fiz uma pesquisa recentemente e tem umas que ficam bem brilhosas, as mais comuns para palhaço, liquidas ou pastosas. São boas para personagens viscosos, com pele de animais que vivem úmidos  como um sapo. Já as tintas secas, tem como opção o pancake, que é em pó e para aplicar deve-se umedecer a esponja e é só espalhar pelo corpo, fica mais natural. Mas pra um resultado melhor tem que usar maquiagem, base e fixador.

OBS:. NEM TODAS AS TINTAS E MAQUIAGENS PODEM SER APLICADAS SOBRE OS OLHOS OU PERTO DELES.

Ah, socorro quero tirar a tinta! A da pele basta usar adstringente ou removedor de maquiagem.
A do cabelo, ou você cobre com tinta comum ou banho de brilho ou tenta o soap cap.

Agora tintas para o seu cosplay.
Antes de mais nada, pergunte a um vendedor ou profissional qual ficaria com o resultado que você busca. Pense no resultado não no processo.


Tinta látex: É a mais comum. Benito Berretta, diretor de marketing das Tintas Coral, conta que ela é feita à base de água e seca rapidamente. Entre os vários tipos existentes, o PVA é o mais indicado para as áreas internas, pois pode ser limpo apenas com um pano úmido.

Tinta acrílica: Na verdade, é um modelo de tinta látex, mas que contém resinas acrílicas em sua composição. Entre suas características, a mais importante é ser impermeável. Por isso, diz Robson Ricardo dos Santos, supervisor geral de obras da LJ Pinturas, ela é ideal para pintar áreas externas. Podem também ser usadas em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.

Tinta epóxi: Berretta conta que ela é fabricada com base em resina epóxi e, por isso, tem alta resistência à umidade, à produtos químicos e à abrasão. Além disso, adere bem em diversas superfícies, como pisos de cimento queimado, azulejos, ferro e aço. Por não ser solúvel em água, deve ser aplicada por mão de obra especializada. “Ela é especial”, diz Santos. E, por isso mesmo, mais cara do que os dois tipos acima. Suas características impermeabilizantes a fazem ser usada até mesmo em áreas inundadas, como box, piscinas e caixas-d´água.

Tinta esmalte: Santos diz que ela substitui as tintas à base de óleo, que são tóxicas e, hoje, muito pouco utilizadas. Pode ser aplicada na madeira ou em materiais ferrosos. O acabamento, diz Santos, é acetinado e dá a sensação de que há uma película sobre a superfície. Não é recomendável usá-la em parede, pois pode acabar formando bolhas. Também tem custo mais alto do que o normal, pois sua aplicação é muito específica.

Tinta verniz: É uma composição líquida que se converte em um filme sólido e transparente depois de aplicada em uma fina camada protetora. Usada principalmente em madeiras de ambientes externos.

Mais uma forcinha aí:

Para metais: esmalte sintético, tinta a óleo e epóxi.

Madeiras: esmalte sintético, tinta a óleo, verniz (prefira os que têm filtro solar), Stain, epóxi (em madeiras não resinosas) e tingidores (exclusivo para uso interno: laca e poliuretano).

PVC: esmalte sintético (no caso de calhas prontas ou encanamento aparente).

E pra boa e velha massinha epóxi  qualquer coisa serve pois a própria massa tem sua "cola", mas eu uso esmalte de unha! ahHAHahHAHha...sério.


Bom proveito! o/



2 comentários:

  1. te marquei em um meme ^^
    boa tarde e um otimo final de semana
    http://otome-rockeira.blogspot.com.br/2013/03/nova-tag-o.html

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!