sábado, 1 de dezembro de 2012

Entrevista Grupo H☆5!



High☆Five (abreviado como H☆5, H*5 ou H5, pronunciado como “Hai Fáivi”, a estrela é só pra enfeitar) é um grupo cover de Teresina que nasceu há um ano atrás com o foco em covers de danças de grupos de jpop e kpop. Elas tanto gravam vídeos, quanto fazem apresentações em eventos de cultura asiática ou participam em competições de dança. Antes do H☆5 ser criado, Laila e Midori já se conheciam há um tempo e tinham interesse e experiência com dance covers do Youtube. Em novembro de 2011, um girlgroup coreano (Wonder Girls) lançou um concurso de covers na internet e elas juntaram o H☆5 inicial, com mais 3 das nossas integrantes (Aryela, Marina e Sabrina) para fazer um vídeo e participar do concurso. Assim que foi decidido o nome do grupo, resolvemos continuar a fazer vídeos covers de kpop por diversão.
Como apresentações de dança já estavam ganhando espaço nos eventos da cidade, nossa líder, Midori, havia criado outro grupo anteriormente, destinado à covers de música pop japonesa, o Hello!Club (composto por Mido, Kézia, Aryela, Sabrina e Juliana). Após a criação do H5 este mesmo também passou a fazer apresentações, pois o kpop começou a ser difundido nos eventos de anime. Depois disto, as integrantes do Hello!Club e do High☆Five se uniram e, com a adição de mais 4 integrantes (Adélia, Kathe, Lívia e Ana Luiza), formaram um novo H☆5, agora com 11 membros, ainda chamando de Hello!Club a sub-unidade que faz covers de jpop.

Confira o canal do grupo no Youtube!


Integrantes: Midori (líder), Laila (manager), Marina, Sabrina, Aryela, Ana Luiza, Kézia, Kathe, Juliana, Adélia, Lívia.

Idade: Entre 14 e 21.

Ocupações: Todas são estudantes, algumas estudam na UFPI e outras em outras faculdades.

Onde mora em Terehell: A Aryela mora em Timon, o resto mora espalhado pela cidade em bairros como Ininga, Aeroporto, Jóquei, Mocambinho... XD.

É difícil subir num palco em Teresina?
Acho que a maioria das meninas ainda encontra dificuldades para subir nos palcos daqui e se apresentar devido ao fato do público não estar acostumado com este tipo de apresentação ainda. Não há como saber como a plateia irá nos receber e isto só aumenta o nervosismo. O público de eventos é sempre “energético” e às vezes eles se animam demais. Em uma das apresentações das meninas, um menino subiu no palco e ficou fazendo baderna no meio da dança. Em outra, o público gritou coisas de mau gosto e dificultou que o resto das pessoas assistisse à apresentação. Mas, tirando estas pequenas exceções, em geral, eles são bastante amigáveis.

As coreografias surgem de onde?
Como nós somos um grupo cover, pegamos as coreografias dos grupos originais em vídeos disponibilizados na internet, seja por fãs ou dance versions das suas empresas. Geralmente uma de nós sugere qual aprender e depois de uma reunião nós vemos se concordamos em gravar o cover daquela dança. Se sim, o trabalho duro começa, se não, pode ter certeza que alguma coreografia melhor tomará o espaço nos nossos ensaios.

                            

Inspirações?
Ana: Os idols dos grupos que eu gosto e a Midori, claro.

Marina: Kim Jaejoong e G-Dragon, pela dedicação ao que fazem e pelo talento que possuem nas suas respectivas áreas. Os dois sendo ótimas pessoas, porque não se importam somente com o que tem no momento e, sempre planejam mais, sempre dando o melhor de si pra agradar, sem deixar de fazer o que gostam.

Aryela: Midori, Marina, Kathe, Taemin.

Juliana: Mesmo sendo fã de várias bandas e amando vários idols, minha inspiração não vem deles, minhas maiores inspirações estão dentro do grupo. O H☆5, para mim, é o que mais me ensina, me ajuda e me faz crescer. Cada uma das meninas e seu jeito singular é o que mais observo e tento me espelhar. Elas são o que tem de mais importante na minha dança e na minha vida.

Midori: Aikawa Kozue, High☆Five, Hello!Project, miss A, Kyuhyun, B1A4.

Adélia: Eu não queria puxar o saco de ninguém, mas as pessoas que realmente me inspiram são aquelas que me dão motivação pra fazer o que eu gosto e fazem bem feito, então, minhas amigas.

Lívia: Sempre disse que minha primeira inspiração era a Midori, muito antes até mesmo de entrar. Até hoje ela ainda não se acostumou com isso. Outra grande inspiração é a cantora BoA e o meu grupo favorito, MBLAQ. Lee Joon realmente me orgulha e inspira.

Kézia: No grupo cada uma me inspira de uma maneira diferente, todas tem uma característica muito bonita de não desistir, de sempre tentar melhorar e se esforçar não importa o quão digam que está ruim, isso é uma das coisas que mais admiro no High☆Five. 

Sa: Paola Bracho, Jo Kwon e Gregory House.
Laila: BoA, Lay, Min, Midori, Michael Jackson, kaotsun, High☆Five.

O quanto de K-pop você considera que conhece?
K-pop é um gênero de música bastante extenso, além de não ser novo. Novos artistas surgem todo dia, então digamos que seja meio difícil medir o conhecimento sobre este assunto. Todas as meninas conhecem um pouco, umas mais, outras menos, a maioria foca apenas nos grupos que gosta apesar de ter um conhecimento geral.

Vale a pena se apresentar em concursos aqui, ou é melhor ser apenas uma exibição?
Depende, cada uma tem seus prós e contras. É bem verdade que muitas das competições não possuem um júri capacitado para ter um bom julgamento, mas, por outro lado, é importante sermos julgadas entre outros grupos também, além do que prêmio é algo sempre bem vindo. Apresentações não têm tanta pressão mas não dão tanta visibilidade. Contanto que o produto final seja de qualidade, não importa muito. O que vale é a satisfação pessoal por ter feito uma boa performance depois de tanto esforço nos ensaios.

Tem muita competição entre grupos de dança?
Por enquanto não, até porque não há muitos grupos de dança na cidade ainda. Algumas de nossas integrantes são amigas de integrantes de outros grupos.

Demora muito para organizar uma apresentação?
Depende muito da coreografia, mas geralmente sim, porque nos preocupamos em fazer uma boa apresentação, sempre focando no que podemos fazer de melhor para nos mantermos com o máximo possível de fidelidade aos artistas originais. São muitos ensaios com o grupo e muito treino em casa para chegar a um resultado bom. Além disso, geralmente há muitas dificuldades em conseguir reunir todas as meninas no mesmo ensaio devido aos afazeres pessoais de cada uma.


Qual a melhor parte e a pior?
A melhor parte é o grupo em si, a ajuda que cada uma dá a outra, e o fato de trabalharmos juntas e sermos amigas. A pior seria o fato de ainda não conseguirmos dar a vocês um trabalho livre de erros, mas estamos trabalhando para isso.

Já errou no palco/caiu/foi atrapalhada pelo público?
Ana: Eu só me apresentei uma vez e acho que eu não errei nada muito perceptível, só o timing em algumas partes da coreografia.

Kathe: Errei =D Ainda não cai, mas acho que se isso acontecer um dia vou começar a rir de mim mesma.

Marina: Nunca errei nem caí, mas na nossa primeira apresentação (Goodbye baby e Bad Girl, Good Girl) uma pessoa subiu no palco, sei lá pra quê. Não me atrapalhou, mas enfim... foi estranho.

Aryela: Já errei sim, na apresentação de Bad Girl Good Girl, meu salto deslizou e eu quase caí, deixei de fazer um passo e fiquei diferente das outras meninas.

Juliana: Errar acho que é algo que sempre acontece, pelo menos comigo. Cair, glória a Shisus, não. E o público sempre me ajudou muito, nunca atrapalhou, mas em determinados eventos algumas pessoas não sabem respeitar quem está em cima do palco.

Midori: Já AUSHDFOISUDHF já nos atrapalharam em uma apresentação (invadiram o palco), e nela mesma quase caí por causa do sapato.

Lívia: Já sim. Nervosismo, público sempre de olho em você... Esses fatores levam a pessoa ao erro, pois ninguém é perfeito. Mas ensaiamos e nos preparamos bem pra que isso aconteça o mínimo possível.

Kézia: Já errei, mas nunca caí (ainda).

Sa: Sim.

Grupos de dança têm apoio? E vocês?
Temos apoio dos amigos, dos pais de algumas integrantes e da AABB-The por nos disponibilizar o local para os ensaios.

Qual você considera que foi a melhor apresentação?
Ana: a de Venus (:

Kathe: Onna. Gosto porque foi a apresentação em que estávamos quase todas juntas <3

Marina: Hello Venus, nossa última apresentação, porque ao longo do tempo que nós viemos ensaiando, nós aprimoramos nossas habilidades com a dança, então acho que os nossos últimos sempre serão os melhores. 

Aryela: Onna to otoko no Lullaby Game.

Juliana: Eu, de maneira nada impessoal, gostei mais da apresentação de Onna to otoko no lullaby game, foi a única que participei já com o grupo. Foi emocionante ver a maior parte do High Five no palco dando o melhor de si, ver o quanto nos superamos e o quanto melhoramos, apesar dos erros, foi um trabalho que deu muito certo e eu amei participar disso.

Mii: A nossa melhor apresentação foi no Genkay animes, com Venus (Hello Venus), por ter menos erros e melhor figurino que já conseguimos.

Adélia: Onna, porque estava quase todo mundo e eu acho lindo quando o grupo inteiro se reúne...

Livia: Goodbye Baby/Bad Girl Good Girl. Nessa época, eu havia começado a me aproximar das meninas, mas nunca vou me esquecer o quanto dancei junto com a Marina ao assistir apresentação delas. Estavam prestes a me segurar na cadeira, juro! Foi incrível, e mais incrível ainda ver o quanto as meninas evoluíram desde então.

Kézia: Onna to otoko. Foi a musica que deu mais trabalho e ficou linda, mesmo com os erros.  

Sa: A última ( Hello Venus no evento Genkay).

Laila: A de HELLOVENUS. <3

Dica para quem quer montar seu grupo?
Ana: Se junte com pessoas que você gosta e que gostam de dançar também, e ensaie bastante.

Marina: Junte pessoas com quem você gosta de passar o tempo e que aceite críticas, porque sem elas o grupo não tem como evoluir.

Aryela: Organização em primeiro lugar. Paciência, afinidade, companheirismo, ajuda-mútua. Não sei o que seria do High Five se não tivéssemos a Laila e a Nina pra nos manterem na linha e não deixar a gente perder o foco da dança nos ensaios, Adélia e Sabrina pra manterem o "visual" do grupo. Se existe qualidade no grupo é graças a elas.

Juliana: Companheirismo, esforço, cuidado com os detalhes e humildade. Se você conseguir isso, terá tudo para fazer um ótimo trabalho.

Mii: É importante que todos os integrantes estejam dispostos a se esforçar e dedicar um tempo para o grupo ~
Adélia: Sejam amigos, tenham força de vontade, não ofendam ninguém assim e saibam que não vai ser fácil, mas que com seus amigos do lado não vão faltar momentos bons.
Lívia: É uma iniciativa boa, já que Teresina precisa divulgar mais essa cultura. Mas preste atenção pra não fazer de qualquer jeito: ensaie bem, coordene seu grupo de maneira correta, saiba quando deve assumir que errou e sempre dê seu melhor. Fighting, novos grupos!

Kézia: Acho que primeiro você deve entender que pode ser divertido, mas não é uma brincadeira (pelo menos não para nós). É preciso ter perseverança e força de vontade senão nada vai pra frente. 

Laila: Foco, organização, harmonia. Os três pilares básicos que vocês devem prestar atenção. c: E não se esqueçam de se divertir!



(Não tinha foto das 11 na page, espero que gostem, uma lembrancinha pelo aniversário!)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado para publicação.
Obrigada por comentar!